Jornalismo Participativo: Um aliado nas eleições 2010

O jornalismo participativo, muito comentado dentro do âmbito comunicacional, se define como a união de texto, imagem, som e vídeo. Esse híbrido jornalismo pode ser produzido por pessoas sem nenhuma formação jornalistica. Mas é importante frisar a necessidade de um acompanhamento de um profissional da área. Para as eleiçoes deste ano , o Brasil terá como aliado, o projeto Eleitor 2010 , resultado de uma iniciativa apartidária e sem fins lucrativos, que consiste na participação ativa da população em relação a fiscalizações das eleições.

O projeto será dinâmico e benéfico, como comenta a jornalista Paula Góes. “São todos objetivos urgentes na sociedade brasileira, e pretendemos alcançá-los por meio do trabalho de equipe coletivo de toda a população interessada no projeto”, afirma.

Participar no jornalismo significa ter liberdade de produção na veiculação das matérias. O jornalista Rafael Sbarai diz não saber até que ponto o cidadão quer perder parte de seu tempo para construir uma informação. “As redes sociais apenas potencializam a possibilidade de reunir conteúdos interessantes de casos específicos. Ficou mais prático e fácil em coletar dados e informações. A única questão é como isso será checado posteriormente para a publicação. O que tornou-se mais eficaz é a comunicação instantânea que permite rapidamente a produção de conteúdos participativos”, completa.

O cidadão que deseja participar deste projeto, deverá enviar um relato ao site, por meio de email, mensagem sms, hashtag no twitter ou na própria plataforma Ushahidi do Eleitor 2010, desenvolvida por um grupo de jornalistas e ativistas do Quênia para registrar e apurar casos de violência que surgiram no país após as eleições de 2008.Os usuários do novo site, podem enviar textos, fotos e vídeos e ainda receber relatos enviados por outras pessoas sobre ocorrências em determinada região por meio de mensagem sms ou email.Tais relatos serão avaliados e publicados .
A participação crescente da sociedade, na produção jornalística é reforçada com o acesso, cada vez maior, às tecnologias de informação e comunicação. Estas, possibilitam novas formas de mediação dos indivíduos com a sociedade e são responsáveis pela criação de novos lugares ocupados pelo receptor na contemporaneidade.

Sites como o voto certo ajudam o eleitor decidir em quem votar. O portal foi desenvolvido pela Piguara.com, agência especializada em campanhas eleitorais, dirigida pelo consultor de marketing político Alvaro Lins. O VotoCerto é um banco de informações sobre as eleições 2010 em todo o Brasil, com estatísticas, pesquisas, perfis de pré-candidatos e monitoramento das principais notícias das campanhas eleitorais.

A Internet é mais uma vez, o palco para estas manifestações e é onde, de fato, se faz possível a prática de um novo jornalismo, a partir de uma rede colaborativa de produção e veiculação de informações.

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