Google lança sistema que integra TV e Internet

De olho no mercado de 4 bilhões de espectadores, que representam publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais, a Google anunciou nesta quinta-feira, 20 de maio, o sistema Google TV, dentro da conferência de desenvolvedores I/O, em São Francisco, EUA.

Durante a conferência, a empresa reconheceu que a plataforma ainda precisa de ajustes. “o sistema ainda é carente de excelentes funcionalidades e a experiência de visualização em alta qualidade que a TV oferece”.

A apresentação feita pela Google levantou debate sobre o tema. Márcio Santos, designer gráfico da Universo Wap acredita que o sistema vai dar certo, pois lembra que a empresa firmou sólidas parcerias com a Sony, Intel e Loitech, reconhecendo a necessidade de empresas da área para implantar a tecnologia.

Márcio também lembra que a 5 anos atrás, empresas tentaram disponibilizar o mesmo serviço. “Alguns fracassos anteriores aconteciam porque as empresas que tentavam implantar o sistema simplesmente não trabalhavam com Internet”. Mas agora, ele acredita ser um momento diferente, pois a tecnologia de antigamente não pode ser comparada à dos dias atuais.

A Google trouxe para a TV o seu Sistema Operacional Android unido ao seu navegador Google Chrome. Na prática o usuário terá um sistema que facilita a busca por programas de televisão ou pesquisas na internet.

Rafael Barifouse, repórter, comenta sobre outra função, para esportes, que permite exibir, por exemplo, um jogo de futebol em uma segunda tela enquanto se confere resultados de outros jogos no navegador em primeiro plano. “A TV poderá ser um visualizador de fotos, um console de games, um leitor de músicas e muito mais”, diz Salahuddin Choudhary, gerente do Google TV, no blog oficial da empresa.

O Google TV terá a opção de ser comercializado como um conversor similar a um sintonizador de TV a cabo e se conectar a qualquer televisão que tenha entrada HDMI. Outra opção será a compra de televisores que já terão o sistema embutido.

Este tipo de serviço oferecido pelo sistema Google TV não chega a ser novidade. Anteriormente, em julho de 2008, a Proview havia lançado o conversor XPS-1000 com funcionalidades similares de junção da internet e TV.

Em 2008, a Apple também havia lançado o Apple TV. Embora usuários do Apple TV ainda veem o produto com algumas limitações. Grandes empresas como Google e Apple concorrem com produtos similares. Independente de quem irá abocanhar a fatia maior desse mercado, pelo que parece, sistemas assim, começam a tirar do foco a discussão sobre TV digital por serem sistemas que oferecem mais recursos.

O Google TV, deverá estar chegando ao mercado americano no segundo semestre deste ano e o lançamento internacional tem previsão para o ano que vem com preços ainda não revelados.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s