Uso do Twitter nas Campanhas Presidenciais

As redes sociais estão cada vez mais em evidência, tornando-se fortes aliadas em diversas áreas. Na internet o poder das redes sociais é amplamente potencializado devido a rapidez com que as informações se disseminam, na digitalização da informação deixam de existir as barreiras de tempo e distância.

Empresas usam as redes sociais como fortes aliadas nas propagandas e disseminação de serviços, na área pessoal atuam fazendo um forte marketing pessoal, transformando a imagem das pessoas e lhe dando status popular.

Políticos têm observado essas potencialidades e começam a usar as ferramentas digitais para estimular suas campanhas e construirem suas imagens pessoais. O Presidente Lula sancionou lei que libera o uso da internet em campanhas eleitorais e candidatos à presidência estão criando twitters para dar suporte a suas campanhas.

Este movimento não se iniciou em nosso país. Analistas políticos sugerem que a campanha vitoriosa do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, se deve muito ao bom uso que fez da internet e das estratégias políticas através do uso das redes sociais.

Atualmente com a ajuda da assessoria pessoal, políticos brasileiros, candidatos à presidência têm usado os twitters para promoverem suas campanhas pela presidência. Neste processo, de campanha política, começam a aparecer investimentos em layouts de twitters, além da construção de estratégias para gerar maior visibilidade dos candidatos. Um ponto interessante do twitter é que se pode ter uma idéia da atual popularidade do candidato, observando o número de seus seguidores, além de estimular uma linha de diálogo e interação com o público.

No twitter de Dilma Russeff observa-se seu layout em vermelho, uma alusão às cores do PT. Atualmente possui 38 mil e trezentos seguidores, a abordagem das informações passadas busca construir um diálogo participativo para com seus seguidores. Já o twitter de Ciro Gomes, percebe-se um layout menos chamativo com cores mais amenas, mas a estratégia escolhida por sua equipe foi de dar mais ênfase a sua agenda política e expor os pontos de vista do candidato dentro dos debates políticos. Ciro possui atualmente 16 mil e quinhentos seguidores. Para os interessados nos twitters de outros candidatos a presidência: @silva_marina , @Sr_nulo, @MarioOliveira70, @Eymael, @AmericoPSL, @zemaria_pstu, @levyfidelix

Importante lembrar que o site do TRE de Minas Gerais possui um serviço de denúncias contra abusos eleitorais na rede.

Por Alexandre Pimenta, Ana Sandim, Deleoni Amorim e Hélio Monteiro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s