QUANDO A NOTÍCIA SE TRANSFORMA EM GAME


Jogos feitos a partir de notícias e acontecimentos atuais transformam a maneira de se fazer jornalismo. Segundo Tiago Dória, os newsgames, como são chamados estes jogos, se compreendem na fusão mais atrativa de informação e entretenimento. Desde 2003, a ferramenta vem chamando atenção de veículos mundialmente respeitados como o ElPais e o The New York Times, que criaram o Play Madri e o Food Import Follies . De acordo com o radialista Marcelo_Sander, o jogo contribui com a matéria e ajuda na compreensão dos fatos, principalmente por estar on-line.

Ainda há muita polêmica em cima do tema, pois vários profissionais questionam se os newsgames são consideradas formas de prática jornalística. Frank_Martins, jornalista e blogueiro, acredita que a idéia é válida, mas acha que o jogo não deixa o leitor completamente informado. “Ele (o jogo) na verdade deve funcionar como um apoio e/ou como complemento da notícia”, ressalta. Já o consultor de novas mídias, Rafael_Sbarai, afirma que o jornalismo perde sua identidade através desta ferramenta.
Geraldo Seabra, mestre em comunicação e criador da “Teoria dos Newsgames” , tenta provar que os games, desde sua origem, são capazes de passar informações e propõe uma nova maneira de se fazer jornalismo na Web. “Sempre questionei os modelos atuais de jornalismo online, cujos suportes não coadunariam mais com os novos leitores de notícia, cada vez mais imersos em redes sociais onde ocorrem trocas incessantes de informação de interesse comum”, diz Geraldo.
Se essa nova maneira de informar o receptor fará parte do futuro da comunicação, não se sabe. Mas uma coisa é certa: Os newsgames são atrativos e apreciados por muitos como uma nova forma de interação com a informação passada. Esta nova ferramenta chega a contestar e desafiar as formas tradicionais de transmitir uma notícia.

Por: Ana Sandim, Alexandre Pimenta, Deleoni Amorim e Hélio Monteiro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s